Política de Cookies e Redes Sociais da Smile.up

Data última revisão:  22 Outubro de 2019

A presente Política de Cookies faz parte integrante da Politica de Privacidade do site (doravante designado ‘website’, ‘site’), propriedade da SMILE UP, S.A. (doravante designada por “Entidade” ou “Smile.up”).

Na Smile.up, compreendemos que a segurança dos dados recolhidos junto dos visitantes do nosso website, é muito importante, pelo que respeitamos as regras e regulações em vigor em matéria de proteção de dados.

Esta Política de Cookies visa informá-lo, enquanto utilizador do nosso website, que utilizamos cookies, em combinação com pixels, objectos de arquivo local e outros dispositivos (colectivamente designados por ‘cookies’). Estes ajudam-nos a proporcionar-lhe uma experiência de navegação otimizada, fluída e adaptada às suas necessidades, a melhorar o nosso < e a personalizar anúncios e conteúdos enquanto navega no nosso website.

Se tiver alguma questão sobre a nossa Política de Cookies, contacte-nos através do e-mail: [email protected]. Para uma descrição mais completa e lista de Cookies que atualmente utilizamos no nosso website, consulte o ponto 7 desta Política.

Para mais informações sobre a nossa política de privacidade, consulte a Política de Privacidade.

Esta Política de cookies, descreve os tipos de cookies utilizados pelo nosso website, os nossos objetivos na sua utilização, e como os pode gerir.

1. Definição de Cookie

O Cookie é um pequeno ficheiro de arquivo de texto, por vezes encriptado, que armazena definições da Internet. É transferido para o seu navegador na primeira vez que visita um website. Na próxima vez que o visitar, através do mesmo dispositivo, o cookie e as informações nele contidas serão reenviados para o website de origem (cookies primários) ou para outro website ao qual pertença (cookies de terceiros). Desta forma, o website pode detetar se já foi visitado através desse navegador e, em alguns casos, adaptar o conteúdo exibido.

Cookies Primários ou de Terceiros: um cookie ser ‘primário’ ou de ‘terceiros’, dependerá do dominínio que coloca o cookie no dispositivo.

  1. Cookies primários são aqueles que são colocados pelo website que está ser visitado pelo utilizador (i.e são colocadas pelo dominínio do nosso website);
  1. Cookies de terceiros são cookies colocados no seu navegador por um domínio que não o do website que está a ser visitado pelo utilizador. Se um utilizador visita um website e uma outra entidade coloca um cookie através desse website, estamos perante um cookie de uma terceira parte.

2. Tipos de Cookies

Cookies Persistentes: estes cookies ficam retidos pelo site e são utilizados sempre que o volta a visitar. Geralmente são utilizados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo-nos prestar um serviço mais personalizado.

Cookies de Sessão: dizem respeito a cookies que são utilizados apenas durante uma sessão online, e que são eliminados assim que deixa o site. São por isso temporários sendo eliminados assim que fecha o navegador. A informação obtida, permite identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação.

Quer os cookies de sessão quer os persistentes, podem ser apagados por si a qualquer momento, através das definições do seu navegador.

3. Que cookies utilizamos e com que finalidade?

De uma forma geral, um website utiliza cookies para o distinguir de outros utilizadores desse mesmo website. São por isso muito úteis, porque nos ajuda a melhorar a sua experiência ao voltar a um website que já visitou. Os cookies irão recordar-se das suas preferências, saberão como usa o website e adaptarão o conteúdo exibido para que seja mais relevante para os seus interesses e necessidades pessoais.

Ajudam-nos também a organizar o website ou as informações dos nossos produtos e como tornar essas informações mais adaptadas relativamente aos interesses ou preferências do utilizador. Os cookies permitem-nos saber quem visitou, quais páginas e que conteúdos, avaliar a frequência das visitas a certas páginas, determinar quais as áreas favoritas do website e orientar a utilização geral deste.

Dependendo da sua função e da sua finalidade, os cookies podem ser divididos em quatro categorias:

  1. Cookies Essenciais
  2. Cookies de Performance
  3. Cookies de Funcionalidade
  4. Cookies para fins Marketing /Targeting

Cookies Essenciais: são necessários para que consiga navegar no website e utilizar as suas funcionalidades. Sem estes cookies as funcionalidades do website não podem ser asseguradas, tal como aceder a áreas seguras do website através de login. Sem estes cookies, os serviços que o exijam não podem ser prestados. O seu consentimento não é exigido para a utilização desta categoria de cookies, visto não serem armazenadas informações que permitam identificar pessoas.

Utilizamos cookies essenciais para:

  • O identificar e autenticar no nosso website
  • Garantir que se liga ao serviço correto quando fazemos atualizações à forma como o website funciona
  • Por questões de segurança

Cookies de
Performance
: recolhem informação acerca da forma como o website é utilizado – por exemplo quais as páginas que um utilizador visita mais frequentemente ou se recebe
mensagens de erro de uma página. Estes cookies não armazenam qualquer informação que permita a identificação do utilizador. A informação recolhida 
é agregada e anónima. Estes cookies são utilizados exclusivamente para melhorar o desempenho de um website e, consequentemente, a experiência dos seus utilizadores.

Utilizamos cookies de performance para:

  • Análise estatística do website: estatísticas sobre como o website é utilizado;
  • Monitorização ‘por afinidade’: obter feedback a entidades associadas de que um dos nossos visitantes também visitou o seu website;
  • Obter dados sobre o número de utilizadores do website que visualizaram um produto ou serviço;
  • Ajudar-nos a melhorar o website medindo e identificando erros que possam ocorrer;
  • Testar diferentes designs do website.

Alguns dos nossos cookies de performance podem ser geridos por terceiras partes.

Cookies de
Funcionalidade:
 são utilizados para nos permitir relembrar as preferências do utilizador. Por exemplo, os cookies evitam digitar o nome do utilizador cada vez que este acede ao site. Em resumo, os cookies de funcionalidade guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do website, de forma que não seja necessário voltar a configurá-lo de cada vez que o visita.

Utilizamos cookies de funcionalidade para:

  • Relembrar os seus settings e preferências, como layout, cores, preferência linguística etc;
  • Relembrar se já lhe pedimos para preencher um survey;
  • Mostrar-lhe quando está registado/‘logged’ no website;
  • Para mostrar conteúdos de video (quando disponibilizados).

Alguns destes cookies podem ser geridos por terceiras partes.

Cookies para fins Marketing /Targeting: servem para direcionar a publicidade em função dos interesses de cada utilizador, permitindo limitar o número de vezes de visualização do anúncio. Estes cookies ajudam a medir a eficácia da publicidade. No entanto, não identificam o utilizador. Esta informação pode ser partilhada com terceiros, por exemplo anunciantes. Os cookies para fins de marketing estão frequentemente ligados a funcionalidades de páginas de terceiros.

Poderemos utilizar os cookies de marketing para:

  • Personalizar  publicidade em função dos seus interesses no website;
  • Para melhorar a forma como entregamos publicidade e para medir o sucesso das nossas campanhas online.

4. Quando necessitamos do seu consentimento

Pediremos o seu consentimento antes colocar qualquer cookie no seu dispositivo, sempre que tal seja necessário. Pode dar-nos o seu consentimento clicando na opção que surge no ‘banner’ no canto inferior do seu ecrã. Se decidir não nos dar o seu consentimento ou se pretender retirar o seu consentimento a algum dos cookies, ser-lhe-ão apenas disponibilizadas as funcionalidades do nosso website em que consigamos garantir a utilização, sem a utilização de cookies destas categorias.

No ponto 5 desta Política encontra mais detalhes sobre como gerir os seus cookies, incluindo como apagar, bloquear ou desativar cookies. Relembramos no entanto, que a desativação e/ou bloqueio dos cookies pode impedir que alguns serviços funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação do website e o acesso a certas funcionalidades.

5. Como gerir os Cookies

A maioria dos navegadores permitem algum controlo sobre os cookies através da gestão das configurações do navegador. No entanto, se escolher bloquear todos os cookies (incluindo os cookies essenciais – neste caso, poderá não conseguir aceder a algumas partes do website).

Salvo se ajustar as configurações do seu navegador para recusa de cookies, estas serão ativadas pelo nosso sistema, sempre que aceda ao nosso website.

Gerir configurações de Cookies.  Pode gerir os seus cookies, através das configurações do seu navegador, normalmente disponíveis através do menu ‘opções’ ou ‘preferências’. Os seguintes links ajudam-no a melhor entender as configurações disponíveis para alguns navegadores. O menu ‘Help’ do seu navegador completa estas informações.

Mais Informações. Para mais informações sobre cookies, incluindo a configuração do seu browser para rejeitar cookies, visite All About Cookies.

6. Social Media e Links de Terceiros

O presente website também integra conteúdos de terceiros. Exemplos desta integração são a integração de serviços do Facebook e do Google. Estes terceiros, cujas práticas de privacidade podem ser diferentes das que são praticadas pela Smile.up, poderão eventualmente instalar cookies enquanto visita este website e obter, por exemplo, informação de que o visitou. Para mais informações acerca da sua utilização de cookies, visite os websites destes terceiros:

6.1. REDES SOCIAIS SMILE.UP

6.1.1. Condições de Acesso

O acesso às página nas redes sociais Smile.up (exemplos: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, etc), é livre e gratuito, para o qual poderá ser necessário ser membro das mesmas. A utilização destas páginas, permitem ao utilizador interagir com a partilha e upload de fotografias, vídeos, comentários e experiências. Quando solicitado o  fornecimento de dados de carácter pessoal para o acesso a determinadas áreas das páginas, é obrigatório que os utilizadores garantam a veracidade, exatidão, autenticidade e vigência dos mesmos, resultando na aplicação da Política de Privacidade da Smile.up.

6.1.2. Condições de Utilização:

O utilizador compromete-se a exercer uma utilização adequada e lícita das páginas da Smile.up nas redes sociais assim como dos conteúdos e serviços, em conformidade com a legislação aplicável em cada momento, com a moral e bons costumes geralmente aceites e com a ordem pública. Desta forma, o utilizador deverá manter uma conduta adequada e apropriada para com os restantes utilizadores, sem que sejam permitidos em nenhum caso comportamentos e atitudes que demonstrem falta de respeito, má-educação ou insultos. A utilização de duas ou mais identidades por uma mesma pessoa pode resultar no bloqueio de acesso às respetivas páginas, uma vez que não é permitida a utilização de perfis falsos alheios ou estranhos ao próprio perfil, nem se admitem supostos roubo de identidade.

6.1.3. Conteúdos publicados pelos utilizadores

Todos os conteúdos que os utilizadores publiquem nas páginas da Smile.up nas redes sociais estão submetidos às normativas vigentes sobre propriedade intelectual e/ou industrial, assim como as normativas aplicáveis em matéria de direitos de imagem. Os utilizadores que publiquem nestas páginas conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual, industrial ou direitos de imagem cedem à Smile.up, com carácter exclusivo e gratuito, para todo o território mundial e durante o período de vigência dos mesmos, a titularidade de todos os direitos de propriedade intelectual, industrial e de imagem sobre os mesmos, que poderão ser utilizados pela Smile.up sem nenhum tipo de limitação. A cessão de direitos inclui, sem carácter limitativo, os direitos de reprodução, distribuição e comunicação pública, podendo a Smile.up explorá-los por qualquer meio ou suporte. A Smile.up também poderá ceder e/ou licenciar a terceiros, com carácter exclusivo ou não, os direitos cedidos.

6.1.4. Moderação das Páginas

Smile up S.A., enquanto administradora das diferentes páginas Smile.up nas redes sociais, moderará as actuações e participação dos utilizadores, assim como dos conteúdos publicados. No caso de que um utilizador não cumpra as presentes Condições de Utilização, a Smile.up poderá proceder imediatamente e sem aviso prévio à eliminação dos comentários ou outro conteúdo publicado. De igual forma, de acordo com os critérios estabelecidos pela Smile.up , esta poderá bloquear um utilizador por incumprimento das normas. O utilizador que tenha sido bloqueado ou ao qual a Smile.up possa ter eliminado qualquer conteúdo pode enviar um correio electrónico [email protected] para obter uma explicação por parte da Smile.up , ainda que como referido a moderação das páginas está reservada aos critérios exclusivos da Smile.up .

6.1.5. Políticas de Privacidade do Facebook e Instagram

Smile.up , é responsável pelos conteúdos das páginas do Facebook do Instagram.

Ao visitar as nossas páginas, o Facebook e o Instagram, na qualidade de responsáveis pelo tratamento dos dados, recolhem dados pessoais do utilizador, por exemplo, através de cookies. Esta recolha de dados do utilizador por parte do Facebook e do Instagram pode também ocorrer mesmo que o utilizador não inicie a sessão ou nem sequer se tenha registado no Facebook ou no Instagram. A informação sobre a recolha de dados e posterior utilização pelo Facebook e pelo Instagram pode ser encontrada na política de privacidade das respectivas redes sociais.

Smile.up desconhece quais os dados do utilizador que são recolhidos pelo Facebook e pelo Instagram. A Smile.up não tem acesso total a esses dados do utilizador, nem a quaisquer perfis de utilizador. A Smile.up pode apenas aceder a informações de perfis públicos. O tipo de informações que partilha como públicas pode ser ajustado através das suas definições do Facebook e do Instagram. Além disso, pode optar por ocultar ativamente os seus “gostos” ou remover “gostos”, também através das definições do Facebook. Neste caso, o seu perfil deixará de constar na lista de fãs destas páginas.

Smile.up recebe do Facebook e do Instagram estatísticas anónimas sobre a utilização das nossas páginas. Veja-se, a título de exemplo, as seguintes informações anónimas, que serão fornecidas à Smile.up:

  • Seguidor: número de pessoas que seguem a Smile.up – incluindo crescimento e desenvolvimento ao longo de um período de tempo definido;
  • Alcance: número de pessoas que vêm uma contribuição específica. Número de interações num post. Por exemplo, pode deduzir que conteúdo na comunidade é melhor do que outro;
  • Performance de anúncios: quanto custa um clique à Smile.up? Quantas pessoas viram um anúncio?
  • Demografia: idade média dos visitantes, género, local de residência, idioma.

Estas estatísticas são utilizadas para melhorar continuamente os nossos conteúdos online do Facebook e do Instagram e para responder melhor aos interesses dos nossos utilizadores. Não podemos ligar dados estatísticos aos perfis dos nossos fãs ou utilizadores individuais. Pode utilizar as suas definições do Facebook e do Instagram para decidir de que forma os anúncios direcionados lhe são apresentados. A Smile.up apenas recebe dados pessoais através do Facebook e do Instagram se os transmitir ativamente, enviando uma mensagem pessoal no Facebook ou no Instagram. Utilizamos os dados fornecidos (por exemplo, nome, apelido, contacto) para responder às suas questões submetidas através da nossa assistência ao cliente. Os seus dados serão armazenados para estes fins no nosso sistema de Clientes. A Smile.up também recebe os seus dados pessoais através do Facebook e do Instagram se estiver a utilizar formulários webs pré-preenchidos. Estes formulários utilizam dados do seu perfil. Para nos enviar os dados, tem de clicar ativamente no botão “Send” (“Enviar”).

Para obter mais informações sobre o processamento de dados pessoais pela Smile.up, bem como sobre os seus direitos na qualidade de titular dos dados, aceda à nossa política de privacidade.

6.1.6. Políticas de Privacidade do Linkedin e YouTube

Smile.up, é responsável pelo conteúdo das páginas Linkedin e Youtube.

Ao visitar as nossas páginas de Linkedin ou Youtube, na qualidade de responsável pelo tratamento dos dados, recolhe dados pessoais do utilizador, por exemplo,
através de cookies. Esta recolha de dados do utilizador por parte do Linkedin ou Youtube pode também ocorrer mesmo que o utilizador não inicie a sessão ou nem sequer se tenha registado no Linkedin ou Youtube. A informação sobre a recolha de dados e posterior utilização pelo Linkedin ou Youtube pode ser encontrada nas políticas de privacidade destas redes sociais.

Smile.up desconhece quais os dados do utilizador que são recolhidos pelo Linkedin ou Youtube. A Smile.up não tem acesso total a esses dados do utilizador, nem a quaisquer perfis de utilizador. A Smile.up pode apenas aceder a informações de perfis públicos. O tipo de informações que partilha como públicas pode ser ajustado através das suas definições do Linkedin ou Youtube. Além disso, algumas destas redes sociais permitam que o utilizador opte por ocultar ativamente os seus “gostos” ou remover “gostos”, também através das definições da rede social em causa. Neste caso, o seu perfil deixará de constar na lista de fãs desta página.

Smile.up poderá vir a receber, do Linkedin ou Youtube, estatísticas anónimas sobre a utilização da respetiva página. Veja-se, a título de exemplo, as seguintes informações anónimas, que podem, eventualmente, ser fornecidas à Smile.up :

  • Seguidor: número de pessoas que seguem a Smile.up – incluindo crescimento e desenvolvimento ao longo de um período de tempo definido.
  • Alcance: número de pessoas que vêm uma contribuição específica. Número de interações num post. Por exemplo, pode deduzir que conteúdo na comunidade é melhor do que outro.
  • Performance de anúncios: quanto custa um clique à Smile.up? Quantas pessoas viram um anúncio?
  • Demografia: idade média dos visitantes, género, local de residência, idioma.

Estas estatísticas são utilizadas para melhorar continuamente os nossos conteúdos online e para responder melhor aos interesses dos nossos utilizadores. Não podemos ligar dados estatísticos aos perfis dos nossos fãs ou utilizadores individuais. A maioria das redes sociais permite que se utilize as respetivas definições do para decidir de que forma os anúncios que lhe são direcionados são apresentados. A Smile.up apenas recebe dados pessoais através do Linkedin ou Youtube se os transmitir ativamente, enviando uma mensagem pessoal através do Linkedin ou Youtube. Utilizamos os dados fornecidos (por exemplo, nome, apelido, entre outros) para responder às suas questões submetidas através da nossa assistência ao cliente. Os seus dados serão armazenados para estes fins no nosso sistema de Clientes.

Para obter mais informações sobre o processamento de dados pessoais pela Smile.up, bem como sobre os seus direitos na qualidade de titular dos dados, aceda à nossa política de privacidade.

6.1.7. Influenciadores e Criadores de Conteúdos

Smile.up tem vindo a desenvolver parcerias e/ou relações comerciais com alguns influenciadores e criadores de conteúdos de influência nacional. De acordo com princípios de colaboração acordados, garantimos que as apresentações e recomendações de influenciadores e criadores de conteúdos relativas a serviços e/ou produtos Smile.up, não são falsas ou enganosas e asseguramos que as declarações que fazem em seu nome são baseadas em experiências reais.

Não serão partilhados com influenciadores e criadores de conteúdos, dados pessoais de clientes ou colaboradores Smile.up, mas poderemos partilhar informações sobre eventos, promoções, campanhas, casos de sucesso (tendo por base o consentimento dos titulares), novos serviços e novidades Smile.up.

Para ter cesso aos conteúdos partilhados pelo influenciador e/ou criador de conteúdos é necessário ser membro da página, canal e/ou blog do influenciador, o que
acontece de forma livre, intencional e gratuita.

7. Lista de Cookies

Em baixo apresentamos alguns exemplos de cookies utilizadas e a explicação
do seu objetivo e prazo de conservação. Esta não é contudo uma lista exaustiva.

Nome Técnico Cookie

Fornecedor

Objetivo

cp_aws_session
_hp2_id.3199258846
_hjid
_gcl_au
_fbp
amplitude_id_02def4efc7d6f61b74a660d019239953callpage.io__hstc
hubspotutk
_ga

CallPage

Utilizados pela Callpage para efeitos de performance e análise estatística, incluindo mas não limitado à distinção de utilizadores e sessões, bem como para identificar o número de vezes que o utilizador visitou o site, a data da primeira e da última visita e a origem do tráfego. A configuração destes cookies é predeterminada pelo serviço proposto pela CallPage e a informação gerada pelo cookie acerca d utilização do sítio Internet é transmitida e armazenada pela CallPage sp. z o.o.
Assim sugerimos uma consulta à sua 
página de privacidade por forma obter mais informação acerca dos cookies utilizados e como desativá-los. Por favor tenha em conta que não somos responsáveis pelo conteúdo nem pela precisão dos sítios Internet de terceiros.

m_pixel_ratio

Facebook

Estes cookies são utilizados para customizar publicidade de acordo com os seus interesses, bem como para ajudar a perceber o impacto das campanhas publicitárias e a sua eficácia. É utilizado pelo Facebook sempre que se liga esta rede social.

_hsid
_ga

Google

DoubleClick (utilizado pela Google) para definir um perfil do visitante do website com base nos seus interesses e para lhe mostrar outros anúncios que lhe sejam relevantes quando visita outros sites.

Esta tabela informativa é atualizada logo que possível à medida que mudem os serviços oferecidos neste sítio Internet. No entanto, a tabela informativa pode ocasionalmente não incluir um cookie, etiqueta ou dispositivo semelhante em consequência de atualização, embora se trate sempre de dispositivos com propósitos idênticos aos contidos nesta tabela.

8. Atualizações a esta Politica Cookies

Poderemos alterar periodicamente a presente Política de Cookies, de forma a refletir alterações legais e/ou práticas comerciais, sendo por isso aconselhado a todos os utilizadores que a revejam periodicamente.